1 de janeiro de 2015

70 filmes imperdíveis no Netflix

Não sei como é na sua cidade, mas na minha, Pelotas, cada vez mais videolocadoras estão fechando. Se antes era a tv a cabo e depois a pirataria online, que faz com que os filmes sejam liberados via download ilegal assim que saem em dvd em outros países, agora a grande pedra no sapato dos donos desses estabelecimentos, que estão virando sinônimo de nostalgia, são os serviços de streaming.

Os irmãos Weinstein, antigos donos da Miramax e atuais sócios da Weinstein Company, já disseram que se pudessem escolher um lugar para estar trabalhando no momento dentro da indústria dos filmes, esse lugar seria o Netflix.
Assim como o Spotify, o Netflix oferece o serviço de streaming, mas de filmes. Com isso disponibiliza por uma mensalidade fixa, que podemos considerar baixíssima, um acervo de filmes, séries e minisséries para a televisão. Até mesmo novelas são disponibilizadas e alguns conteúdos exclusivos.A mensalidade pode ser considerada baixa se compararmos o custo mensal à locação de um filme em dvd nas grandes capitais do país. Porém, no Brasil, o acervo do Netflix nunca foi um dos mais fortes. As séries dificilmente recebiam novos episódios e os filmes eram da década passada. Até valia dar uma caminha até a videolocadora.Felizmente para os consumidores e infelizmente para as videolocadoras, devido a uma aproximação com as distribuidoras nacionais, a plataforma agora oferece um acervo excepcional e que já pode começar a se comparar a países como os Estados Unidos e parte da Europa. Só faltam mais títulos do cinema nacional.Como sou uma pessoa com problemas quando colocado à frente de tantas opções de filmes e séries, gostaria de dividir alguns filmes que considero um bom guia para desbravar o Netflix. São filmes que assisti ao longo dos anos e que considero muito bons, alguns guilty pleasures e certamente alguns excepcionais, se tornando filmes que levo para a vida.
Na lista, 70 longas-metragens que trazem um pouco de dramas, comédias, romances, documentários, animações que valem muito a pena dar uma olhada. Um bom programa para essas férias e feriadões. E pro ano de 2015 também. Bom proveito!




1. Frances Ha
Um dos melhores filmes de 2013, Frances Ha é dirigido por Noah Baumbah, de A Lula e a Baleia, e traz uma garota destrambelhada tentando a vida em Nova York após sua melhor amiga e colega de apartamento abandoná-la para morar com o namorado. Amadurecer é difícil, mas Frances faz graça com isso.

2. Moonrise Kingdom
3. Sob o Sol da Toscana
4. Secretária de Futuro
5. A Insustentável Leveza do Ser


6. 1984
Para a geração jovem atual, as distopias são reconhecidas pela trilogia Jogos Vorazes e V de Vingança. Mas bem antes disso, o livro de George Orwell, 1984, transposto para o cinema pelo olhar do diretor indiano Michael Radford,marcou época. Lançado no ano em que se passa o livro, o filme traz no elenco os grandes John Hurt e Richard Burton para contar a história de uma sociedade futurista e totalitária na qual um homem que tem o trabalho de reescrever a fatos históricos decide se rebelar se apaixonando. Clássico essencial.

7. Jane Eyre
8. Razão e Sensibilidade
9. Azul é a Cor Mais Quente


10. Medianeras
Os argentinos possuem uma das melhores cinematografias da América, disso não há dúvida. Mas são mais lembrados pelos seus dramas com Ricardo Darín do que pelas suas comédias sem Ricardo Darín, que são igualmente ótimas. Medianeras, o romântico e cômico filme de Gustavo Taretto é um exemplo de qualidade dos hermanos. Brincando com a capacidade da tecnologia (computadores e internet) em aproximar as pessoas, mas também de distanciá-las, o diretor narra a história de um casal de estranhoa que procuram o amor por Buenos Aires, mas ainda não sabem que foram feitos um para o outro.


11. O Despertar de uma Paixão
12. Secretariat
13. Bent


14. Incêndios
Bem antes do intrigante O Homem Duplicado e do suspense pesado de Os Suspeitos, o diretor canadense Denis Villeneuve realizou o filme que o catapultou a se tornar um dos diretores mais interessantes (ou não, por alguns) da atualidade. Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, Incêndios conta a história de um casal de irmãos que após a morte da mãe, recebem seu último desejo, que façam uma viagem ao Oriente Médio em busca de suas raízes.

15. Gran Torino
16. Moulin Rouge - Amor em Vermelho
17. A Escolha de Sofia

18. Há Tanto Tempo Que te Amo
Kirstin Scott Thomas é uma atriz excepcional. Reconhecida pelos seus trabalhos em filmes americanos e ingleses, a novidade para alguns é que a atriz faz muitos filmes franceses. Há Tanto Tempo que te Amo é um desses filmes e só mostra a versatilidade e fluência da atriz no outro idioma. Na que pode ser a melhor performance de sua carreira, Kirstin é uma ex-presidiária que após 15 anos na cadeira precisa voltar a ter contato com seus familiares. Indicado a dois Globos de Ouro: filme estrangeiro e atriz para Scott Thomas.

19. Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças
20. Chicago
21. Transamérica
22. O Casamento de Rachel

23. Cópia Fiel
Juliette Binoche é a Meryl Streep francesa e Cópia Fiel é mais um atestado de que a atriz pode interpretar as diversas nuances de uma mulher e os estágios de um relacionamento amoroso e seus baques facilmente. Dirigido pelo iraniano Abbas Kiarostami, Cópia Fiel expõe na tela até onde a cópia é realmente cópia e quando ela pode até mesmo se tornar o original. Nos enchendo de questões, Kiarostami faz sua belíssima versão do delicioso clássico do italiano Roberto Rossellini, Viagem à Itália. A título de curiosidade, o filme foi um pedido de Binoche à Kiarostami. Era um desejo de anos da atriz, protagonizar um filme do diretor. Anteriormente ela só havia feito uma pequena ponta no filme experimental do iraniano, Shirin.

24. O Palhaço
25. O Escafandro e a Borboleta
26. Amigas com Dinheiro
27. Melancolia

28. Locke
Inédito nos cinemas nacionais e chegando diretamente ao Netflix, Locke é uma história que se passa durante apenas uma madrugada. Com pequenas elipses, o diretor Steven Knight traz a história de Ivan Locke, um homem de família decicado e bem sucedido engenheiro que durante a noite recebe uma ligação, durante um dos seus maiores desafios da carreira, que pode colocar tudo a perder. Se passando quase que inteiramente na estrada e dentro do carro de Locke, Knight cria um ambiente tenso e que se revela aos poucos um cerco fechado para o personagem de Tom Hardy, em uma ótima atuação.



29. Sentidos do Amor
30. Tinha que Ser Você
31. Guerreiro

32. Depois de Lucia
É impossível não se revoltar durante a exibição de Depois de Lucia, produção mexicana vencedora da Mostra Un Certain Regard de Cannes. Alejandra e seu pai se mudam de cidade. Ela é nova na escola e ele em seu emprego de chef. Com o intuito de recomeçar e se incluírem onde se encontram, eles acabam sendo corrompidos.

33. Orgulho e Preconceito
34. A Invenção de Hugo Cabret
35. Dúvida
36. A Separação

37. Assassinato em Gosford Park
Robert Altman foi, sem dúvida, um dos maiores diretores americanos. Com uma filmografia com altos e baixos, ainda assim é inegável seu valor ao cinema mundial. E Assassinato em Gosford Park é certamente o último filme que realmente mostra essa qualidade do diretor. Com um elenco estrelar, Altman conta uma história de assassinato e de classes sociais ao tratar da vida de empregados e patrões durante uma festa em 1932 em uma casa de campo na Inglaterra. Indicado ao Oscar de melhor filme e direção.

38. Sangue Negro
39. Era Uma Vez no Oeste
40. Chumbo Grosso
41. Trovão Tropical

42. Coffy
Quando Tarantino decidiu trazer Pam Grier para protagonizar Jackie Brown, não era meramente por Grier ser uma ótima atriz, era também para ser uma homenagem à sua importância como sexy symbol e, obviamente, como representante forte do cinema negro americano dos anos 70. Uma das musas do blaxsploitation, cinema que destacava o os negros e sua cultura como a música funk e o soul. Aqui em Coffy, Grier é uma enfermeira que decide se vingar dos traficantes da cidade após sua irmã ter sido a última vítima deles. É pussypower!

43. O primeiro que Disse
44. Quanto Mais Quente Melhor
45. Bastardos Inglórios
46. De Repente 30

47. Lola Versus
Greta Gerwig foi uma revelação interpretando a leve e atrapalhada Frances Ha. Realizado antes do filme de Baumbach, Lola Versus traz novamente Gerwig como protagonista e personagem-título. E os desastres na vida das personagens que a atriz interpreta são sempre presentes, mesmo com Lola parecendo ter tudo da maneira mais perfeita na sua vida. Prestes a se casar e finalizando seu mestrado, as coisas tomam um novo rumo quando seu noivo desiste do casamento e tudo na vida de Lola começa a dar errado.

48. The Rover – A Caçada
49. O Segredo dos Seus Olhos
50. Os Outros
51. Terra de Sonhos (In America)

52. Um Sonho de Amor
Uma vida de luxos e ostentação parece ser o sonho de qualquer pessoa. Para Emma Recchi, foi-se o tempo disso. Casada há décadas com um grande empresário italiano, Emma parece perdida nesse mundo de riquezas. Quando seu filho retorna de viagem e lhe apresenta um amigo, toda a frustração da protagonista parece ter fim. Com tons melodramáticos e uma atuação primorosa de Tilda Swinton, Um Sonho de Amor traz uma belíssima direção de arte e figurinos, além de uma trilha sonora de primeira.

53. O Grupo Baader Meinhof
54. Marnie – Confissões de uma Ladra
55. Cidade dos Sonhos

56. Vampiros de Almas / Invasores de Corpos
É trapaça mesmo. Aqui não cito apenas um filme, mas dois. Porém ambos são baseados na mesma história e ambas versões são excelentes, fazendo com que esse pequeno deslize mereça o perdão. Lançado em 1956, Vampiros de Almas era baseado no conto de Jack Finney sobre uma invasão alienígena que ao a humanidade dormir, os transformava em zumbis que não demonstravam sentimento algum. Metáfora para a chegada do comunismo, em seus diversos remakes, Vampiros de Almas já foi utilizado como figura de linguagem para a AIDS, a guerra fria e o terrorismo. É sem dúvida uma das melhores ficções científicas já realizadas na história do cinema.


57. Você é o Próximo
58. O Profissional
59. Blackfish
 
60. Being Elmo
Quem fica por trás dos bonecos que ganham vida em histórias dos Muppets e Vila Sésamo? Que história eles trazem e afinal, como vieram parar ali. Being Elmo, se propõe a responder e homenagear uma dessas pessoas, Kevin Clash, o homem por trás da voz e movimentos de um dos mais queridos personagens da cultura americano: Elmo, da Vila Sésamo. O pequeno menino vermelho de nariz amarelo e olhos esbugalhados dá agora espaço para conhecermos o seu “criador” e a trajetória pessoal e profissional de Clash.


61. Kaboom
62. Aqui é o Meu Lugar
63. Pi
64. Spider – Desafie sua Mente

65. O Reino dos Gatos
Dos estúdio Ghibli, vem mais uma fábula sobre lar, amadurecimento e animais! Após salvar um gato de um atropelamento, a jovem Haru se vê involuntariamente ligada ao gato, que na verdade é um príncipe gato de um reino mágico do qual ele está decidido em torná-la rainha. Somente produzido pelo mestre da animação Hayao Miyazaki, O Reino dos Gatos é uma animação rápida e divertida repleta de lições e boas piadas.

66. Matilda
67. O Pequeno Nicolau
68. Bridegroom
69. O Segredo da Cabana

70. La Femme Nikita
Bem antes de Lucy, com Scarlett Johansson, Luc Besson já apresentou uma outra magnífica personagem: Nikita. A superprodução de ação francesa foi tão marcante nos anos 90 que inclusive ganhou um (péssimo) remake americano. Na história, a personagem-título é uma criminosa que é presa, mas logo é colocada em um programa secreto do governo francês onde é reeducada para se tornar uma máquina assassina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário